Responsabilidade Social

Realização

Site acessível para pessoas com deficiência visual
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio


Rede Social da ALESC
ALESC ALESC ALESC
ALESC ALESC ALESC

Certificação de Responsabilidade Social.

Uma Atitude de Valor Catarinense.

Perguntas Frequentes

Como posso preencher a questão "número de afrodescendentes" no formulário de inscrição?

Considerar como trabalhadores (as) afrodescendentes o somatório de indivíduos classificados/autodeclarados como de pele preta e parda, conforme o Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS), que toda organização deve emitir a fim de definir o perfil de seu quadro funcional para o INSS e Ministério do Trabalho.

Quanto ao indicador corpo funcional - nº de funcionários de 16 a 18 anos de idade - é possível incluir os que possuem 18 anos ou apenas os que possuem entre 16 e 17 anos?

A priori, considere todos os funcionários que tenham completado 18 anos no ano vigente do Balanço Social em questão, ou seja, até a data de encerramento do exercício a que se refere o Balanço.

Como devemos classificar um empregado com deficiência, conforme solicitado nos Indicadores de Corpo Funcional - nº de pessoas com deficiências?

Atualmente, precisamos considerar o estabelecido no art. 4º do Decreto Federal nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, para classificar as categorias de deficiências, dentre elas física, visual, auditiva, mental, cognitiva e múltipla.

Neste Decreto Federal são apresentadas as características e os exemplos de pessoas com deficiência. Com esta leitura, será possível  estabelecer o real enquadramento do corpo funcional exposto no Balanço Socioal.