Certificação de Responsabilidade Social.

Uma Atitude de Valor Catarinense.

Notícias

Saiba mais sobre os vencedores do Troféu Responsabilidade Social

11/12/2015 16:01 - Alexandre Back e Ludmilla Gadotti - Agência AL

M&M Contabilidade, Consultoria e Coaching: destinação do imposto de renda dos clientes para o FIA

A principal ação desenvolvida pela empresa de assessoria contábil situada em Florianópolis é a campanha "Imposto de Renda (IR) com Destino Certo", instituída em abril de 2014. Cerca de 200 clientes da M&M que fazem declarações de imposto de renda na modalidade pessoa física foram convidados a doar parte do valor devido ao Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). No ano passado foram repassados R$ 4.368,46 para o FIA do município de Florianópolis, que contemplou as entidades Barca dos Livros e Instituto Ilhas do Brasil. "Nosso olhar sobre as declarações é fazer uma triagem de quem pode doar para o fundo. É um trabalho bem demorado, que exige esforço de nossa parte, pois não é obrigatório na declaração", disse a contadora Marlise Alves Teixeira.
A empresa também apresentou no balanço socioambiental ações como reciclagem de papel, reutilização de cartuchos das impressoras e adoção de malotes retornáveis para a troca de documentos entre a empresa e os clientes. A M&M Contabilidade, Consultoria e Coaching promoveu, ainda, palestras educativas beneficentes sobre finanças empresariais e pessoais, em prol da Ação Social Santa Teresinha do Menino Jesus. Participou da organização da Festa do Dia das Crianças na comunidade do Mocotó, com a doação de brinquedos e lanches. Além disso, apoiou a realização de workshops promovidos pela Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina (Abav/SC).

Nord Electric: preocupação ambiental e social

Fundada em 1992, a Nord Electric S.A. – Soluções em Energia Elétrica, de Chapecó, tem entre as suas premissas a busca pela sustentabilidade em todos os processos de produção. A empresa é a primeira do estado a compensar energia elétrica por meio de um sistema de micro geração conectado à rede da concessionária e desde 2010 ocupa um prédio ecoeficiente, no qual busca racionalizar insumos, reciclar e dar uma destinação adequada aos resíduos produzidos (programa Viver).
Visando criar um ambiente de trabalho positivo e saudável, a Nord Electric investe na segurança da sua linha fabril e oferece aos seus colaboradores bolsas de estudos em cursos técnicos de graduação e pós-graduação.
Neste sentido, também figuram projetos em prol da Associação de Pais e Amigos da Natação (Apan), que possibilita a crianças, adolescentes e jovens universitários o desenvolvimento de suas potencialidades na área esportiva e apoio para participação em competições.
A empresa também integra o programa "Verde Vida Oficina Educativa" e o "Centro Social Saic" e "Jardim Itália", espaços destinados à convivência e à promoção da cidadania entre estudantes, por meio de debates e da formação da consciência crítica.

Unimed Alto Vale: parcerias pela sociedade

A Unimed Alto Vale é uma cooperativa de trabalho fundada e dirigida por médicos, com a finalidade de oferecer assistência hospitalar e serviços complementares em saúde à população da região.
No decorrer dos anos, novas formas e perfis de atuação foram desenvolvidos em suas relações com clientes e prestadores de serviços. A cooperativa desenvolve, em parceria com várias entidades, programas voltados à comunidade onde está inserida com o objetivo de levar informações sobre saúde, qualidade de vida, cidadania e responsabilidade social e ambiental.
Um dos projetos de maior relevo é o "Ecobaner", desenvolvido em conjunto com a Associação de Voluntárias da Apae de Rio do Sul, que busca dar novo aproveitamento ao material resultante da produção de banners publicitários. Pedaços e fragmentos de lonas, antes sem serventia, são transformados em acessórios como aventais, sacolas ecológicas, saquinhos de lixo para automóveis e estojos, que são entregues a cooperados, colaboradores e à comunidade.
Outra ação implementada pela cooperativa é o "Eu ajudo na lata", cuja proposta é estimular a comunidade a arrecadar lacres de latas de alumínio para a aquisição de cadeiras de rodas ou outros itens que proporcionem maior acessibilidade a pessoas com deficiência.
Somente em 2014, foram arrecadados por meio deste programa 261 quilos de lacres, quantidade suficiente para a compra de duas cadeiras de rodas, que foram doadas ao Hospital Angelina Meneghelli, de Vitor Meirelles, e ao Asilo São Vicente de Paula, de Rio do Sul. Neste ano, a campanha está caminhando para a sua terceira edição.

Celulose Irani: desenvolvimento com sustentabilidade

Com mais de 70 anos de experiência no segmento de papel e embalagens, a Celulose Irani, de Vargem Bonita, região do Meio-Oeste catarinense, vem acumulando uma série de premiações pelas ações sociais e ambientais que acompanham seu modelo de gestão.
Um dos projetos de destaque da empresa, que possui quatro unidades no país e aproximadamente 2 mil colaboradores, é o desenvolvido pela Associação Broto do Galho, que transforma parte dos resíduos do processo de produção de celulose em fonte de renda alternativa para a comunidade local.
Em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae) e a prefeitura de Vargem Bonita, foi criado um núcleo de artesanato para o desenvolvimento e confecção de produtos artesanais a partir dos rejeitos. O projeto também oferece aos participantes capacitações em administração de pequenos negócios, nos quais são abordados temas como técnicas de vendas, formação de preço, controle de qualidade e gestão.
Somente em 2014, a atividade proporcionou a reciclagem de 175 quilos de resíduos e 20 unidades de tubos de papelão e a obtenção de aproximadamente R$ 2,7 mil para cada artesão. Outros projetos apresentados pela Celulose Irani foram o Avaliação do Ciclo de Vida de Papel e o Embalagem e Reciclagem de Plástico Misto.

Porto Itapoá: foco na inclusão das mulheres

Localizado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo atualmente considerado um dos terminais mais ágeis e eficientes da América Latina e um dos maiores e mais importantes do país na movimentação de cargas conteinerizadas.
A empresa, de administração privada, adota uma política de gestão integrada, na qual também estão contemplados projetos nas áreas de saúde (Centro de Saúde), gerencial (V100), capacitação técnica (Multiplicando Conhecimento, Gerando Resultados) educação (Contêiner Sala de Aula), cultura (Arraiá do Mustafá) e saneamento (Amigo Motorista de Itapoá).
Entre as ações de maior destaque está o Mulheres Portuárias, voltado à inserção do segmento feminino no mercado de trabalho. O projeto, que teve a sua segunda edição no ano de 2014, já formou 83 mulheres para a atividade portuária com capacitação nos setores de manutenção elétrica e mecânica, operação de veículo portuário e assistência ao gate.
Os cursos e formações ministradas possibilitaram a colocação no mercado de trabalho de 38 participantes. Também proporcionaram a formação de mão de obra para as demais empresas que atuam no setor portuário de Itapoá.

Sesc/SC: ação de segurança alimentar e nutricional

Um dos programas de destaque do Serviço Social do Comércio (Sesc/SC) é o "Mesa Brasil", que atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos no estado. Além de Florianópolis, Joinville e Chapecó, a ação foi implantada em Blumenau e Lages no ano de 2014, o que possibilitou atender 49 cidades ao longo do ano. Considerada a mais abrangente ação de segurança alimentar e nutricional no país, atua como “ponte” entre empresas doadoras de alimentos excedentes e entidades sociais que os utilizam para as refeições.
Em Santa Catarina, o programa contribuiu para a complementação de 19 milhões de refeições, a partir das doações disponibilizadas por 210 parceiros e entregues a 553 instituições sociais atendidas mensalmente, totalizando 1,8 mil toneladas de alimentos. O "Mesa Brasil" também utiliza o alimento como instrumento de transformação, por meio de ações educativas nas áreas de segurança alimentar, nutrição e assistência social.
A entidade também desenvolve projetos nas áreas de educação (Educação de Jovens e Adultos - EJA), iniciação esportiva, saúde e saneamento (OdontoSesc). Realiza, ainda, ações internas, como capacitações, gestão do clima organizacional, auxílio e orientação sobre benefícios oferecidos aos colaboradores e atividades voltadas à saúde ocupacional, com destaque para o "Programa QualiVida", aplicado em todas as unidades.

Associação Pró-Brejaru: educação, esporte e cultura para crianças e adolescentes

Atuante nas comunidades do Brejaru e Frei Damião, no município de Palhoça, na Grande Florianópolis, a entidade desenvolve há 11 anos o "Programa de Atendimento a Crianças e Adolescentes por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos". A ação, considerada a mais relevante pela associação, oferece proteção social básica no período extraescolar. "A inserção das crianças e dos adolescentes em atividades extraescolares cria não só oportunidades de crescimento educacional, bem como de desenvolvimento de habilidades nas áreas de artes, cultura, esporte", ressaltou a coordenadora geral do núcleo gestor, Laura Maria dos Santos.
A entidade mantém, ainda, o "Programa de Educação Complementar à Escola", com atividades integradas ao currículo escolar que favorecem a aprendizagem e ampliam a formação de estudantes em situação de vulnerabilidade social. Além de contribuir para a redução da evasão escolar, colabora para o desenvolvimento da expressão oral e escrita, do raciocínio lógico e da resolução de problemas por meio do diálogo. Outro foco é garantir a segurança alimentar e combater a fome, pois os alunos fazem suas refeições na associação.
Já o projeto "Dia da Família no Programa" busca estimular a participação efetiva dos familiares das crianças e adolescentes atendidos pela instituição na elaboração e no acompanhamento da proposta socioeducativa da associação.
O balanço socioambiental apresentado pela entidade também contempla projetos voltados à área de esporte. Dentre eles, o "Futebol em ação", que alia a prática esportiva à socialização, ao exercício da cidadania e ao resgate da autoestima. Outra ação implantada pela associação é "Papa Légua", que permite o acesso de crianças e adolescentes a uma escolinha de futebol. A iniciativa promove a participação comunitária e a inclusão social, bem como aprimora a coordenação motora dos participantes e a habilidade de correr com velocidade.
A Pró-Brejaru executa ainda projetos de viés cultural, como o "Ginga com a Comunidade", que resgata e divulga a arte da capoeira. Já o "Coisas de Menina" oferece atividades artísticas e incentiva o espírito empreendedor. Com a finalidade de estimular o protagonismo juvenil por meio de uma expedição no território, o projeto "Um Olhar de Adolescente" resulta na produção de um documentário. A iniciativa "Um Conto em Cada Canto" é desenvolvida em uma unidade móvel equipada com exemplares de literatura infantil e juvenil que atende as redes pública e privada de ensino. A proposta é incentivar a leitura e a contação de histórias como forma de contribuir para uma educação de qualidade.

Voltar