Site acessível para pessoas com deficiência visual
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Certificação de Responsabilidade Social.

Uma Atitude de Valor Catarinense.

Comissão divulga resultado da Certificação de Responsabilidade Social 2017

17/11/2017 17:29 - Lisandrea Costa - AGÊNCIA AL

A Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social finalizou o julgamento das inscrições da 7ª edição em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa. Quatro empresas e duas organizações da sociedade civil, as que obtiveram as melhores pontuações na avaliação de seus balanços sociais e projetos desenvolvidos, receberão o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC este ano, dentre 60 organizações que terão seus balanços sociais certificados.

Na categoria grande porte, segmento indústria, o troféu de 2017 será concedido à empresa Celulose Irani, enquanto no segmento comércio/serviços a vencedora foi a Portonave S/A Terminais Portuários de Navegantes. De médio porte, levarão troféu a Pré-Vale Pré-Moldados (indústria) e a Nexxera (comércio/serviços). Duas organizações da sociedade civil também serão premiadas, a Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e o Serviço Social do Comércio (Sesc Santa Catarina). Na categoria empresa de pequeno porte não haverá vencedor este ano, pois nenhuma empresa obteve nota média para ganhar o troféu destaque.
A relação completa das organizações que serão certificadas e daquelas que receberão o troféu está disponível no site http://responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br/. A certificação e a entrega dos troféus de 2017 ocorrerão em sessão especial no Plenário Osni Régis da Assembleia Legislativa, no dia 4 de dezembro, às 19 horas.

De acordo com a presidente em exercício, Raquel Souto, que representa o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) na Comissão Mista, o colegiado realizou um trabalho extenso e bastante cuidadoso para garantir que as empresas e entidades que participam do certame tivessem seu balanço social avaliado conforme os critérios estabelecidos no edital de 2017. “O que pudemos perceber é que as entidades e as empresas têm se aperfeiçoado, seguiram o edital e começaram a trazer aquilo que é de fato importante num balanço social. Com a evolução dos editais dos certames, as organizações também têm evoluído, têm se dedicado e incluído a responsabilidade social na gestão dos seus negócios”, constatou.

Premiação
A Certificação de Responsabilidade Social é promovida anualmente pela Assembleia Legislativa em conjunto com outras 12 instituições, e tem por objetivo reconhecer o mérito de organizações que comprovem o comprometimento da gestão com o desenvolvimento sustentável.

Na 7ª edição, 100 inscrições foram recebidas pela Comissão Mista que coordena a certificação e 94 foram homologadas, mas a certificação será concedida a 60 empresas privadas, empresas públicas e entidades. As demais não foram recomendadas à certificação porque o balanço social não atendeu os critérios previstos no item 7 do edital, de acordo com Raquel Souto.

Instituições que compõem a Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social:
•Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc)
•Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede)
•Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC)
•Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc)
•Federação Catarinense dos Municípios (Fecam)
•Fundação do Meio Ambiente (Fatma)
•Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FecomércioSC)
•Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc)
•Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom)
•Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC)
•Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc)
•Observatório Social de São José (OSSJ)
•Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).