Responsabilidade Social

Realização

Site acessível para pessoas com deficiência visual
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio


Rede Social

Certificação de Responsabilidade Social.

Uma Atitude de Valor Catarinense.

Notícias

Comissão espera 300 inscrições no edição 2017 da Responsabilidade Social

29/06/2017 18:02 - Marcelo Espinoza - AGÊNCIA AL

A Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social espera receber cerca de 300 inscrições na 7ª edição da Certificação e Troféu de Responsabilidade Social – Destaque SC, lançada oficialmente na tarde desta quarta-feira (28) na Assembleia Legislativa. Participaram do ato o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Silvio Dreveck (PP); a presidente da comissão, Karla Straioto Spessatto, e representantes das 13 organizações parceiras da iniciativa.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br. Os interessados terão 90 dias para se inscrever (até 26 de setembro).
Podem participar empresas públicas, privadas, mistas e organizações do terceiro setor que desenvolvam ações em prol da promoção do meio ambiente e da comunidade em que estão inseridas. Para concorrer é necessário preencher o formulário de inscrição e anexar os documentos comprobatórios. Um pré-requisito no momento da inscrição é comprovar a publicação do Balanço Social da organização relativo ao ano de 2016.
Uma das novidades da edição deste ano, conforme a presidente da comissão, é a simplificação e a desburocratização do processo de inscrição, com um formulário mais enxuto e a exigência de menos documentos. “Nós esperamos que essa medida possibilite um número maior de inscrições neste ano”, afirmou Karla. Em 2016, das quase 300 intenções de inscrição, 115 foram formalizadas.
Valorização
Karla informou que está em estudo o uso da Certificação de Responsabilidade Social como critério de desempate nas licitações dos parceiros que integram a comissão mista. É uma forma, segundo ela, de valorizar a certificação e incentivar a participação das empresas e entidades catarinenses. “Temos que incentivar o bom crescimento, aquele que se preocupa em ser mais eficiente, com uso de energia renovável, reciclagem, que respeita e se insere nas comunidades locais”, disse.
O presidente da Assembleia Legislativa destacou o trabalho desenvolvido pela Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social. Conforme Dreveck, a certificação tem obtido o reconhecimento de empresas internacionais. “Sabemos de empresas que foram certificadas e que, graças ao trabalho sério e criterioso desenvolvido pela comissão mista, têm se destacado em suas áreas”, comentou.

Saiba mais
A Certificação de Responsabilidade Social é uma iniciativa da Assembleia Legislativa em parceria com 12 entidades e órgãos governamentais, que tem como objetivo reconhecer as organizações (empresas e entidades com fins não econômicos) com as melhores práticas socioambientais.

No dia 10 de julho será realizado um seminário temático sobre o Edital 2017, voltado ao público interessado, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Nesta ocasião, os representantes das empresas e entidades que se fizerem presentes poderão esclarecer dúvidas quanto ao certame e compartilhar aprendizados sobre gestão em responsabilidade social.

Organizações que promovem a Certificação de Responsabilidade Social em 2017:
• Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc);
• Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede);
• Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC);
• Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc);
• Federação Catarinense dos Municípios (Fecam);
• Fundação do Meio Ambiente (Fatma);
• Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (FecomércioSC);
• Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc);
• Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom);
• Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC);
• Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc);
• Observatório Social de São José (OSSJ); e
• Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).

Voltar