Workshop esclarece dúvidas sobre balanço social para a certificação

14/08/2018 12:22 - Marcelo Espinoza - Agência AL

A elucidação das dúvidas sobre a elaboração do balanço social e a troca de experiência entre as instituições que desenvolvem ações na área da responsabilidade socioambiental foram os principais pontos do workshop “Certificação de Responsabilidade Social – Uma atitude de valor catarinense”, realizada na tarde desta segunda-feira (13), na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC-SC), em Florianópolis.

O evento foi promovido pelos parceiros da Comissão Mista de Responsabilidade Social, responsáveis pela 8ª edição da Certificação de Responsabilidade Social, iniciativa que reconhece e premia todos os anos instituições públicas e privadas que investem em ações em prol da comunidade em que atuam e do meio ambiente.

Conforme a assessora técnica e presidente da comissão mista, Elisângela Weigel Schappo, a principal barreira enfrentada nesses encontros são as dificuldades que os participantes da certificação enfrentam na elaboração do chamado balanço social. Esse documento deve trazer informações sobre o balanço contábil, o balanço patrimonial e, principalmente, sobre as ações socioambientais desenvolvidas pelos candidatos. Tal documento também deve ser obrigatoriamente publicizado.

“Nós buscamos conscientizar sobre a importância desse documento que muitos têm o conteúdo, mas falta a formatá-lo e torná-lo público”, comentou Elisângela. “O balanço social é o objeto principal da avaliação do processo de certificação, é o que vai dizer se uma empresa ou entidade merece ou não ser reconhecida com social e ambientalmente responsável.”

Informações sobre a 8ª edição da Certificação de Responsabilidade Social podem ser obtidas no site do certame:

O workshop, que ocorre há cinco anos em várias regiões do estado, também visa manter sempre em evidência a importância da responsabilidade socioambiental. Conforme Elisângela, nas pesquisas realizadas pela comissão, 50% das empresas e entidades entrevistadas afirmam conhecer o processo de certificação. Entre aqueles que conhecem, o maior desconhecimento é justamente sobre o balanço social.

“O que nós promovemos por meio da certificação ainda abrange uma pequena fatia daqueles que se mostram interessados e que sabem sobre o que é responsabilidade social. Nosso desafio também é manter sempre ativa essa pauta da responsabilidade socioambiental no estado”, disse.

O workshop desta segunda atraiu instituições novatas e aquelas que participam há tempos do certame. A Nexxera, por exemplo, já obteve sete certificações e conquistou cinco troféus como destaque na responsabilidade social.

“A certificação é uma oportunidade de estarmos sempre aprimorando nossas ações na área da responsabilidade social. Também faz com que nós tratemos da responsabilidade social não como obrigação, mas como algo que é praticado no dia a dia, visando a uma sociedade melhor”, disse a representante da Nexxera no workshop, Darle Azevedo.

Já a engenheira Karla Serpa Zavaleta, da SC Gás e presidente da Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest), veio ao workshop para obter informações sobre a certificação com o objetivo de levá-las para a SC Gás e para a associação que preside. “A responsabilidade social é algo imprescindível nos dias de hoje”, resumiu.

O próximo workshop sobre a Certificação de Responsabilidade Social será na quarta-feira (15), em Chapecó, na sede do Sesi, a partir das 8 horas.

A certificação
Uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina em parceria com dez instituições e órgãos públicos, a Certificação de Responsabilidade Social visa reconhecer as empresas e instituições que assumem a responsabilidade social como política de gestão.

Podem participar do certame empresas privadas, empresas públicas, sociedades de economia mista e organizações sem fins lucrativos. Um dos pré-requisitos para participação é a comprovação da publicação do balanço social da organização relativo ao ano de 2017. As organizações que obtiverem os melhores desempenhos avaliativos na Certificação de Responsabilidade Social, com base nas ações e projetos socioambientais desenvolvidos, serão premiadas com o Troféu Destaque SC.