Responsabilidade Social

Site acessível para pessoas com deficiência visual
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Rede Social

Certificação de Responsabilidade Social.

Uma Atitude de Valor Catarinense.

Organizações recebem reconhecimento pela atuação socialmente responsável

06/12/2017 14:37 - Lisandrea Costa - AGÊNCIA AL

A Assembleia Legislativa e instituições parceiras premiaram, na noite de segunda-feira (4), as ganhadoras do Certificado e do Troféu de Responsabilidade Social – Destaque SC 2017. A sessão especial em reconhecimento às organizações que se destacaram em práticas de responsabilidade socioambiental foi realizada no Plenário Osni Régis.

Nesta 7ª edição, o Troféu Responsabilidade Social foi concedido a seis organizações catarinenses, entre 60 que receberam o certificado. Na categoria grande porte foram premiadas a Celulose Irani (indústria) e a Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes (segmento serviços). De médio porte, levaram troféu a Pré-Vale Pré-Moldados de Concreto Ltda (indústria) e a Nexxera Tecnologia e Serviços S/A (serviços). Duas organizações com fins não econômicos também foram premiadas, o Serviço Social do Comércio - Sesc/SC e a Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul.

O troféu é concedido às organizações que obtêm os melhores desempenhos na Certificação de Responsabilidade Social, uma iniciativa da Alesc e de outras 12 instituições que valoriza e estimula a incorporação da sustentabilidade na gestão dos negócios. O critério de avaliação foi o balanço socioambiental relativo a 2016.
Na condução da solenidade, o presidente da Alesc, deputado Silvio Dreveck (PP), registrou a satisfação dos parlamentares em valorizar as empresas e entidades com atuação socialmente responsável. Para ele, a certificação é um reconhecimento que dá visibilidade às empresas e abre novas oportunidades de negócios, geração de emprego e renda. Dreveck destacou a credibilidade do processo de avaliação para outorga da certificação. “É um trabalho eminentemente técnico, com uma avaliação muito profunda, sem nenhuma conotação política”, elogiou.

A presidente interina da Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social 2017, Raquel Souto, disse que é animador observar que a cada ano mais organizações se interessam e se preocupam com a gestão socialmente responsável. “Estamos no caminho certo, nosso estado, nossas organizações e a sociedade catarinense como um todo. A iniciativa vai além do reconhecimento, incentiva a adoção de práticas socialmente justas e responsáveis”, destacou.

Comprometimento
O vice-presidente da Fundação Unisul, professor Valter Alves Schimitz, foi destacado para falar em nome dos homenageados durante a sessão especial. Ele analisou que, apesar de a humanidade ter conquistado um extraordinário desenvolvimento tecnológico, ainda há muito atraso e desigualdade no desenvolvimento social. “A Unisul participa da certificação desde a primeira edição. O comprometimento com as comunidades, aqui chamado de responsabilidade social, está no DNA da Unisul”, disse Schimitz. Ele conclamou os presentes a terem comprometimento solidário, ético e responsável, em especial com as crianças.

Já veterana na premiação, a indústria Celulose Irani, de Vargem Bonita, ganhou o Troféu de Responsabilidade Social pela quarta vez em sete edições. As ações de conservação de florestas nativas e a atuação social com as comunidades situadas no entorno de suas plantas industriais são alguns dos destaques do balanço social de 2016. Uma das iniciativas é o projeto Broto do Galho, um núcleo produtivo de peças de utilidade e decoração feitas a partir de resíduos industriais das unidades papel e embalagem. O projeto contribui para a geração de renda extra aos membros da associação, localizada na comunidade Campina da Alegria, em Vargem Bonita.

Empresas e organizações premiadas com troféu:

Nexxera Tecnologia E Serviços S.A.
Pré-Vale Pré-Moldados De Concreto Ltda
Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes
Celulose Irani S.A.
Serviço Social do Comércio – Sesc
Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Empresas e organizações certificadas:

Agência Intermunicipal de Regulação Controle e Fiscalização de Serviços Públicos Municipais do Médio Vale do Itajaí – Agir
Associação Beneficente Abadeus
Associação Brasileira para Desenvolvimento da Família – Banco da Família
Associação Casa São José
Associação Catarinense De Supermercados (Acats)
Associação Comercial e Industrial De Florianópolis (Acif)
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae de Blumenau
Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis)
Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tubarão
Associação Evangélica Beneficente De Assistência Social (Aebas)
Associação Floripamanhã
Associação Junior Achievement de Santa Catarina
Associação Pró-Brejaru
Associação Renal Vida
Banco do Empreendedor
Câmara dos Dirigentes Lojistas de Palhoça
Celesc Distribuição Sociedade S.A
Celulose Irani S.A.
Centro de Recuperação Nova Esperança – Cerene
Conselho Comunitário Ponte do Imaruim
Cooperativa Central de Crédito de Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Cooperativa de Crédito Sicoob SC
Cooperativa de Eletrificação - Coopera
Electro Aço Altona S.A.
Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Engie Brasil Energia S.A.
Escola de Gestão Pública Municipal (Egem)
Farma & Farma S.A.
Programa Viver Ações Sociais
Prosul – Projetos Supervisão e Planejamento Ltda
Rampinelli Alimentos Ltda
SC Par Porto de Imbituba S.A.
Serviço Social do Comércio (Sesc/Sc)
Seta Engenharia Sociedade Anônima
Tambosi Contadores