Certificação e Troféu Responsabilidade Social.

Histórias que transformam o mundo merecem ser reconhecidas.

Perguntas Frequentes

Referente ao indicador “Seguros e Empréstimos” presente nos Anexos, pergunta-se: "seguros" é o mesmo que "empréstimos"?

Não. Nas "Instruções para Preenchimento - Anexo I", no item Seguros e Empréstimos, definem-se: Seguros como a parcela paga pela empresa, e Empréstimos apenas o custo. Assim, deve-se considerar o valor pago pela empresa na rubrica  “Seguros”, bem como o montante dos custos resultantes dos empréstimos aos empregados.

No que diz respeito a "Capacitação Profissional", nossa organização realiza vários treinamentos por funcionários do nosso próprio corpo funcional, gratificando-os com valor hora normal de palestrante. Isso implicaria em duplicidade de informações com a nossa "Folha de Pagamento Bruto (FPB)"?

Não. Tudo que for pagamento previsto de hora de trabalho normal, deve ser computado como FPB. Se essas horas de capacitação estavam dentro do plano de trabalho dos seus funcionários, que também foram os palestrantes, não teria o porquê de separá-lo e duplicar a informação.

Entretanto, se as palestras geraram um custo de pagamento extra (pró-labore), deve a informação ser fracionada para o preenchimento do Balanço Socioambiental, mesmo sabendo de antemão que o pagamento de valores ocorreu em folha de pagamento normal e, não, à parte.

Por fim, e necessário lembrar dos seus objetivos em relação ao destino do recurso financeiro de sua organização e cuide para não ocorrer duplicidade de informações.

Em relação aos valores pagos em "tributos", nos Indicadores Sociais Externos dos Anexos, estes envolvem os valores retidos dos fornecedores de produtos e prestadores de serviços?

Não. Em relação aos valores pagos em "tributos" devem ser lançados somente os referentes à empresa, pois as retenções fazem parte do serviço prestado, uma vez que os tributos de retenção são da empresa que prestou os serviços e não da empresa tomadora de serviços. As demais taxas e contribuições que não sejam a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Liquido ) ficam em demais taxas, por sua vez, a CSLL entra em tributos.