Certificação e Troféu Responsabilidade Social.

Histórias que transformam o mundo merecem ser reconhecidas.

I Seminário Certificação de Responsabilidade Social terá case do ICom

04/07/2013 18:33 - Ludmilla Gadotti

O Instituto Comunitário Grande Florianópolis vai apresentar o seu case no I Seminário “Certificação de Responsabilidade Social - Uma Atitude de Valor Catarinense”, marcado para o dia 25 de julho, no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis. O convite foi feito por representantes da Comissão Mista de Responsabilidade Social e pelo chefe de gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa, Douglas Warmling, durante visita ao ICom na manhã de hoje (4).

A proposta do seminário é orientar e estimular empresas e entidades a participarem da edição 2013 da Certificação e do Troféu Responsabilidade Social. A iniciativa deve ser repetida em outras cidades catarinenses como Criciúma, Lages, Joinville, Jaraguá do Sul e Chapecó. O principal objetivo dos eventos é possibilitar uma melhor compreensão sobre o edital, especialmente sobre o balanço socioambiental. A divulgação desse relatório referente ao ano de 2012 é requisito fundamental para a inscrição no prêmio.

O ICom foi agraciado com a certificação nas duas edições anteriores do prêmio, com destaque para a alta pontuação alcançada no balanço socioambiental. Criado em 2005, o instituto tem como missão promover o desenvolvimento comunitário por meio de mobilização, articulação e apoio a investidores e a organizações sociais. “O ICom tem uma grande importância na região porque possui uma rede de mais de 200 organizações envolvidas em projetos específicos”, disse o presidente da Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, Neroci Raupp. “O que é destaque serve de exemplo e deve ser disseminado, compartilhado, para que os outros sejam estimulados a praticar também essas ações que buscam melhorar a vida do catarinense”, salientou Warmling.

Para o gerente executivo do Instituto Comunitário Grande Florianópolis, Anderson Giovani da Silva, apresentar o case da entidade no seminário representa um reconhecimento ao trabalho das instituições que atuam na área social. “Ficamos lisonjeados, será uma honra participar desse evento. Temos que aproveitar as oportunidades para mostrarmos o que fazemos e como fazemos, nos apresentando como um campo relevante para a sociedade catarinense”, ressaltou.

Silva garantiu que, além do ICom se inscrever nesta 3ª edição do prêmio, vai estimular a participação de entidades parceiras. “Incentivamos todos os nossos parceiros, as organizações da sociedade civil, a participar dessa iniciativa. Valorizamos muito esse tipo de ação, sempre importante e positivo, e convidamos todos a se inscreverem”.

O prêmio
A certificação foi criada pela Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, e instituída pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 2011. O objetivo é conceder a distinção anualmente a empresas e entidades sem fins econômicos com atuação de destaque no setor social.

A participação é aberta às organizações que tenham a responsabilidade social incluída em suas políticas de gestão, com ações que promovam o bem-estar da sociedade e a preservação ambiental.

Inscrições
As empresas e entidades interessadas em participar da edição 2013 da Certificação de Responsabilidade Social de Santa Catarina e do Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC devem fazer sua inscrição no site www.alesc.sc.gov.br/responsabilidadesocial de 1º de julho a 30 de setembro. No endereço eletrônico estão disponibilizados modelos e instruções para preenchimento, além do regulamento da premiação e de respostas às dúvidas mais frequentes.

Avaliação
Encerradas as inscrições, a comissão divulga no site da Assembleia Legislativa uma lista com os nomes de todos os candidatos para consulta pública. Este processo vai de 1º a 20 de outubro.

Em seguida, os projetos inscritos são distribuídos aos integrantes da comissão mista para análise técnica e elaboração de relatório de aprovação ou “não recomendação”. O colegiado define, então, quais empresas e entidades estão aptas a receber a certificação e o selo de responsabilidade social. A escolha é baseada no cumprimento dos requisitos estabelecidos no edital.

A solenidade de premiação ocorre no início de dezembro, quando são divulgados os vencedores do troféu. A honraria é concedida a empresas que se destacam, conforme seu porte e segmento.

Na edição 2012, que contou com 85 inscrições, foram certificadas 34 entidades e 16 empresas.

Parcerias
A Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social é constituída por representantes de 13 instituições. São elas:
Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc)
Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (Conede)
Conselho Regional de Contabilidade (CRC)
Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc)
Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc)
Fundação do Meio Ambiente (Fatma)
Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio-SC)
Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina (Fhoresc)
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc)