Certificação e Troféu Responsabilidade Social.

Histórias que transformam o mundo merecem ser reconhecidas.

Assembleia Legislativa lança 3ª edição do Prêmio Responsabilidade Social

26/06/2013 18:12 - Rony Ramos

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina lançou, na tarde desta quarta-feira (26), a 3ª edição da Certificação e Prêmio Responsabilidade Social – Destaque SC 2013. O principal objetivo do Parlamento e de 12 instituições parceiras é prestigiar organizações que tenham a responsabilidade social incluída em suas políticas de gestão e reconhecer os esforços conjuntos em prol de uma sociedade mais justa e humana voltada para o desenvolvimento socioambiental. O prêmio é instituído pela Lei 12.918/2004 e os organizadores esperam 150 inscrições neste ano.

A principal exigência para a inscrição no prêmio é a publicação do Balanço Socioambiental referente a 2012 das empresas e organizações participantes. “Queremos distinguir aqueles que estão fazendo uma sociedade melhor”, ressaltou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), ao lançar a edição deste ano do prêmio.

As inscrições abrem em 1º de julho e seguem até 30 de setembro, exclusivamente pelo site do Parlamento. Logo após, os documentos serão disponibilizados para consulta popular e as organizações que cumprirem os requisitos ganharão o certificado e concorrerão ao prêmio. A solenidade de premiação está prevista para 4 de dezembro.

As empresas concorrem em três categorias, de acordo com o faturamento anual (micro/pequena, média e grande empresa). Dentro de cada categoria há dois segmentos (indústria e comércio/serviços/turismo). Neste ano, as cooperativas concorrem com as empresas e não com as entidades sem fins lucrativos. “Fica mais justo e equilibrado, já que as cooperativas atuam com segmentos econômicos”, disse Daniel Elvio Silveira, coordenador de Autogestão da Ocesc (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina).

Debate sobre responsabilidade social
Neste ano, a Assembleia Legislativa vai promover oito seminários em todas as regiões do estado para divulgar o prêmio e instruir os interessados sobre como participar. “Além disso, vamos promover o debate sobre a atitude socioambiental, um dos clamores que vem das ruas”, frisou Ponticelli. O primeiro encontro será realizado em Florianópolis, no dia 25 de julho. Criciúma, Tubarão, Lages, Joinville, Itajaí, Chapecó e Rio do Sul receberão os seminários até o fim de agosto.

O Sistema Fiesc também é uma das entidades que apoia a iniciativa da Assembleia Legislativa. O superintendente do Sesi/SC, Hermes Tomedi, disse que a entidade vem auxiliando diversas empresas a elaborar seus balanços sociais. “É um trabalho importante que recebe todo o nosso apoio”, destacou. Além do Parlamento catarinense, o gaúcho e o mato-grossense também promovem premiações de ações de responsabilidade socioambiental.

Balanço Social do Parlamento
O presidente da Assembleia Legislativa também afirmou que no final do ano deve ser lançado o primeiro Balanço Socioambiental do Parlamento catarinense. Programas como o Antonieta de Barros, que recruta estagiários de comunidades carentes, e as ações em favor dos direitos da pessoa com deficiência devem ser destacados. “Assim como as empresas que participam do prêmio divulgam suas ações, lancei este desafio para que a Assembleia também apresente suas ações sociais em favor do meio ambiente”.

Os materiais de divulgação do prêmio de responsabilidade social têm peças em braile e o site está adaptado para fornecer informações a pessoas com deficiência visual. Todas as informações e o edital estão disponíveis no site http://www.alesc.sc.gov.br/rsocial2013