Certificação e Troféu Responsabilidade Social.

Histórias que transformam o mundo merecem ser reconhecidas.

Notícias

Aprovado edital para terceira edição do certificado social de SC

10/06/2013 14:30 - Diretoria de Comunicação Social

Com inscrições previstas para 1º de julho, a Comissão Mista de Responsabilidade Social que organiza o prêmio de Certificação e o Troféu Responsabilidade Social de Santa Catarina aprovou esta semana o edital da 3ª edição. Em reunião liderada pela vice-presidente da Comissão e representante da Fiesc, Tatiana Wittmann, o grupo de trabalho realizou a revisão do site sobre o prêmio definindo os últimos detalhes do edital 2013.
Composta por 13 órgãos públicos e entidades da sociedade civil, a comissão se reúne uma vez por semana para organizar a premiação de iniciativa da Assembleia Legislativa que acontece no início de dezembro. O certificado e o troféu de responsabilidade social de Santa Catarina tem como objetivo reconhecer e destacar empresas privadas e entidades com fins não econômicos que tenham a responsabilidade socioambiental incluídas na políticas de gestão, promovendo o bem estar do sociedade e a preservação ambiental.
De acordo com Tatiana, nesta edição a empresa ou entidade que trabalhar para atingir os oitos objetivos do milênio traçados pela ONU vai ganhar pontos na avaliação. “Tudo isso vai estar detalhado no edital elaborado pelos integrantes da comissão. A comissão vai definir as entidades, as pequenas, médias e grandes empresas que serão premiadas no segmento da indústria, comércio, turismo e serviço”, destaca.
Trabalho de divulgação
A convite da Universidade Estácio de Sá de Santa Catarina, a comissão representada pela integrante Elisangela W Schappo participou da palestra “Semana da Sustentabilidade”, realizada em 28 de maio, no auditório da instituição. A participação teve por objetivo apresentar as finalidades da Certificação de Responsabilidade Social e Troféu Destaque SC, especificadas na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, instituída pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 2011. O objetivo é conceder a distinção anualmente a empresas e entidades sem fins econômicos com atuação de destaque no setor social.
O encontro reuniu cerca de 110 acadêmicos dos Cursos de Direito e de Administração, bem como professores e coordenadores dos respectivos cursos. Na ocasião, foram entregues cópias das versões do Edital e respondidas perguntas do público presente.
Segundo Elisangela, a comissão em 2013 trabalha com enfoque de realizar palestras e workshops com o intuito de divulgar, a partir de um trabalho educativo, o incentivo de forma eficiente para a participação das entidades, em especial para o terceiro setor.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas no site www.alesc.sc.gov.br/responsabilidadesocial. Neste site estão disponibilizados modelos e instruções para preenchimento, além do regulamento da premiação e de respostas às dúvidas mais frequentes.
Após o encerramento das inscrições, a comissão divulga no site da Assembleia Legislativa uma lista com os nomes de todos os candidatos para consulta pública. Este processo vai de 1º a 20 de outubro. Segundo Elisangela, esse processo assegura ainda mais credibilidade à premiação, pois qualquer pessoa pode participar, dando sua opinião sobre os balanços sociais e os projetos socioambientais apresentados. “A opinião pública é importante para distinguir quem vai ser certificado ou não”, frisou.

Voltar