Certificação e Troféu Responsabilidade Social.

Histórias que transformam o mundo merecem ser reconhecidas.

Notícias

Responsabilidade Social: relatores apresentam pareceres

01/11/2013 13:08 - Marcelo Espinoza AGÊNCIA AL

Os relatores da Comissão Mista de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa deram início nesta quinta-feira (31) à leitura do pareceres relativos à documentação das 99 empresas e entidades inscritas no Prêmio e Certificação Responsabilidade Social 2013 – Destaque SC. A expectativa é que essa etapa do processo seja concluída até a primeira quinzena de novembro.
De acordo com Neroci Raupp, presidente da comissão, cada relator ficou responsável pela análise da documentação de 10 inscritos. Os relatores verificaram se os documentos exigidos foram apresentados pelas empresas e entidades participantes e avaliariam as informações do balanço social e dos indicadores sociais.
“Com base nessa análise, o relator apresenta o perecer pela certificação ou não da empresa ou entidade”, explica Neroci. “Caso haja algum problema, como uma certidão com informação ilegível, o participante é notificado para sanear essa informação”.
Segundo o presidente da comissão, houve uma evolução considerável na qualidade das informações apresentadas pelos participantes, na comparação com as edições anteriores do prêmio. Numa análise preliminar, 80% das inscrições receberam parecer favorável à certificação. No ano passado, essa porcentagem era de 50. “Isso demonstra que as empresas observam o prêmio como algo criterioso. Os balanços sociais estão melhor elaborados e conseguem demonstrar as práticas na área social”, afirmou Neroci.
Entre os 99 inscritos, 56 são entidades e 43 empresas. Entre as empresas, 18 são de grande porte, 17 de médio e oito de pequeno porte. Ao todo, os inscritos representam 33 cidades catarinenses.
O prêmio
O principal objetivo do Prêmio e Certificação de Responsabilidade Social é prestigiar organizações que tenham a responsabilidade social incluída em suas políticas de gestão e reconhecer os esforços conjuntos em prol de uma sociedade mais justa e humana voltada para o desenvolvimento socioambiental.
As entidades concorrem em uma única categoria. Já as empresas concorrem em três categorias, de acordo com o faturamento anual (micro/pequena, média e grande empresa). Dentro de cada categoria há dois segmentos (indústria e comércio/serviços/turismo). Neste ano, as cooperativas concorrem com as empresas e não com as entidades sem fins lucrativos.
As entregas do prêmio e das certificações serão feitas em uma cerimônia marcada para o dia 4 de dezembro, na Assembleia Legislativa.

Voltar