Certificação e Troféu Responsabilidade Social.

Histórias que transformam o mundo merecem ser reconhecidas.

Seminário divulga Prêmio e Certificação de Responsabilidade Social em Tubarão

29/08/2013 08:39 - Rony Ramos

A Assembleia Legislativa promoveu na tarde desta quarta-feira (28), em Tubarão, o oitavo seminário regional “Uma Atitude de Valor Catarinense”, para divulgar a terceira edição do Prêmio e Certificação de Responsabilidade Social – Destaques 2013 e a importância da realização de ações de cunho social e ambiental. Conduzido pela Comissão Mista de Responsabilidade Social, o encontro reuniu empresas e entidades da região Sul do estado, interessadas em participar da premiação.

A iniciativa oportuniza aos participantes esclarecer dúvidas referentes ao processo de inscrição, além dos critérios necessários para participar do projeto que tem por finalidade reconhecer e destacar as empresas privadas e entidades com fins não-econômicos que desenvolvem responsabilidade social em suas políticas de gestão, proporcionando o bem-estar da sociedade. Durante o seminário também foi possível conhecer cases que foram reconhecidos no ano passado pelo Parlamento catarinense, que servem de inspiração para os concorrentes deste ano.

Ao prestigiar o seminário, o presidente do Legislativo, deputado Joares Ponticelli (PP), disse que além do reconhecimento a empresas e entidades que promovem a responsabilidade social, a iniciativa aproxima o Legislativo da sociedade catarinense. Ponticelli espera atingir a meta de 150 inscrições na edição deste ano. “Estabelecemos este desafio. Com o grande trabalho realizado pela comissão mista e com o apoio das 12 entidades, esperamos alcançar a meta proposta. Inovamos com a realização dos seminários regionais e isso faz a diferença”, ressaltou.

Cada vez mais, as instituições públicas ou privadas incluem critérios socioambientais em seus planos de gestão, contribuindo para uma sociedade mais justa e para o uso equilibrado dos recursos ambientais. A premiação da Assembleia, com o apoio de outras 12 importantes organizações de classe no estado, visa celebrar este reconhecimento. “Com a abertura do mercado internacional, as empresas catarinenses perceberam a importância da responsabilidade social e passaram a agregar valor a seus negócios com estas ações”, afirmou Elisângela Schappo, que palestrou sobre o tema.

O último seminário da série promovida pela Comissão Mista de Responsabilidade Social foi realizado na sede da Associação Empresarial de Tubarão (ACIT). O vice-presidente da entidade, Murilo Bortoluzzi, destacou a iniciativa do Parlamento. “As ações são crescentes e este reconhecimento da Assembleia reforça as atitudes responsáveis”, frisou.

Fomento da Responsabilidade Social
A Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), que reúne 18 cidades da região Sul, recebeu a certificação na última edição do prêmio da Assembleia. Alexandre Martins, gerente de Gestão Estratégica da Amurel, afirmou que várias atitudes estão sendo colocadas em prática pelos gestores municipais, como planejar o tratamento de resíduos sólidos, com tratamento integrado, projetos com acessibilidade e conscientização da “ficha-limpa” entre os servidores públicos. “Com esta certificação, estamos fomentando atitudes responsáveis nos municípios da Amurel”, disse Martins.

Carolina Winkler veio conhecer o projeto do Parlamento com o objetivo de disseminá-lo entre seus clientes, já que atua como consultora empresarial e na Associação de Jovens Empreendedores de Tubarão (Ajet). “Como consultora, pretendo apresentar o prêmio aos nossos clientes. Vou conhecer mais a fundo as ações de responsabilidade social e saber como podemos aplicá-las no dia a dia”.

Os interessados em participar do prêmio têm até o dia 30 de setembro para se inscrever gratuitamente no site da Assembleia Legislativa. As empresas e entidades certificadas e premiadas serão conhecidas no dia 4 de dezembro em solenidade realizada no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis.