Histórias que transformam o mundo merecem ser reconhecidas.

Assembleia divulga certificação de responsabilidade social em Itajaí

08/08/2013 18:14 - Vítor Santos

O Legislativo barriga verde realizou na tarde desta quinta-feira (8), no plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí, o 1º Seminário de Responsabilidade Social, objetivando incentivar empresas e instituições a incluírem em seus planos de gestão ações que promovam o bem estar social e a preservação ambiental. “Queremos tornar o estado referência nacional em responsabilidade socioambiental”, explicou Elisângela W. Schappo, assessora técnica da Comissão Mista de Responsabilidade Social.

De acordo Elisângela, qualquer empresa – pequena, média e grande – pode desenvolver ações responsáveis na comunidade em que está inserida. “Pequenas atitudes geram grandes transformações”, declarou Elisângela, referindo-se às iniciativas simples, mas que uma vez transformadas em hábito das pessoas e das instituições, produzem mudanças reais no cotidiano das comunidades e das empresas.
Cases de balanços sociais de 2012
Univali

Os professores Pedro Floriano e Amandia Borba, da Univali, apresentaram os programas e ações socioambientais desenvolvidos pela universidade. Na área institucional, segundo Floriano, a Univalli disponibiliza aos seus servidores plano de saúde complementar, previdência privada, formação continuada e os programas Escola da Coluna e Ginástica Laboral.
Quanto ao meio ambiente, a universidade busca a sustentabilidade dos campi, com tratamento de esgoto, jardins permanentes, horta orgânica (campi de Itajaí e Balneário Camboriú), jardins orgânicos comestíveis, jardins de texturas sensitivas (deficientes visuais) e compostagem de resíduos sólidos e orgânicos dos restaurantes e jardinagem. “Só usamos adubos orgânicos e adotamos a coleta seletiva em todos os campi da Univalli”, informou Pedro Floriano.

Bontur/Parque Unipraias
Janet Carolina Reinaga Manesti, assistente contábil da Bontur/Parque Unipraias, de Balneário Camboriú, revelou que a empresa já executava projetos sociais e ambientais, mas ao tomar conhecimento da certificação patrocinada pela Assembleia Legislativa, eles foram incluídos no balanço da empresa. “É uma oportunidade de expor nosso trabalho à comunidade”, explicou Janet, que apresentou dois projetos ambientais, o Parque Escola e o Parque Unipraias vai à Escola.

Parque Escola é um projeto de educação ambiental dirigido aos estudantes das escolas públicas e privadas da região. Os alunos vão até o parque e, além do passeio, assistem palestras sobre a fauna e a flora da Mata Atlântica, recebem uma cartilha e percorrem a trilha ecológica. Enquanto isso, no projeto Parque Unipraias vai à Escola, as palestras de conscientização ambiental são proferidas nas escolas.

Participação das empresas
Participaram do seminário as empresas Cootravalle, Cooperativa de Transporte; Barbieri Litoral (publicidade); Interporti, Tporti e Itazem (logística e armazéns); Tecadi Armazéns Gerais; Convention Bureau de Balneário Camboriú; Brasfrigo, Armazéns Frigoríficos; Centro de Recuperação Nova Esperança (Cerene), de Blumenau; Apae de Blumenau; Cugnier Certificadora; Univali e Bontur/Parque Unipraias.

Como são realizadas as avaliações
As avaliações dos balanços sociais são realizadas pela Comissão Mista de Responsabilidade Social considerando duas modalidades: o certificado e o troféu. O certificado é conferido às empresas privadas e entidades sem fins lucrativos que atingem em seu balanço social a pontuação mínima estabelecida.

O troféu é destinado às seis empresas privadas que apresentarem o melhor desempenho nos segmentos da indústria e comércio, serviços e turismo, divididas em três categorias: micros, médias e grandes empresas.

A Comissão Mista de Responsabilidade Social é composta por representantes do Legislativo Estadual e de outras 12 entidades: Facisc, Fecomércio, Fiesc, Sebrae, Fampesc, Fatma, Federação dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Fhoresc), Observatório Social de Florianópolis (OSF), Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc), Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Como concorrer
Para concorrer à certificação e ao troféu os balanços sociais devem exibir dados financeiros e patrimoniais, bem como demonstrar o cumprimento das cláusulas sociais, a participação dos empregados nos lucros, as possibilidades de desenvolvimento social e pessoal e a interação das empresas e entidades com a comunidade e o meio ambiente.
As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro, inclusive através do site www.alesc.sc.gov.br/responsabilidadesocial.