Histórias que transformam o mundo merecem ser reconhecidas.

Assembleia Legislativa divulga premiação socioambiental em Criciúma

02/08/2013 16:21 - Alexandre Back

Reunidos na Câmara Municipal de Criciúma, representantes de empresas e entidades do Sul do estado receberam na tarde desta quinta-feira (1º) as orientações técnicas para participação no Prêmio e Certificação de Responsabilidade Social – Destaques SC 2013. Promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a premiação é um reconhecimento às organizações que desenvolvem ações voltadas ao bem estar da sociedade e à preservação ambiental.

Durante a capacitação, realizada na forma de seminário, também foi destacada a importância da inclusão de critérios socioambientais nas políticas de gestão das empresas e a visibilidade que estas ações podem proporcionar junto à sociedade. Foram apresentados ainda cases de organizações certificadas em 2012.

Para a edição de 2013, explicou a assessora técnica da Comissão de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa, Elisangela Weigel Schappo, foram promovidas algumas alterações. A partir deste ano as cooperativas serão reclassificadas para a categoria empresas, sendo exigida de todos os inscritos a apresentação da Licença Ambiental de Operações (LAO). Outra novidade, disse, é a inclusão da participação pública na avaliação dos concorrentes. "As organizações que passarem pela primeira etapa de avaliação, a documental, serão submetidas a uma avaliação popular. Os projetos apresentados serão publicados no site da Assembleia Legislativa por 20 dias, período em que qualquer pessoa poderá se manifestar sobre eles".

Além de Criciúma, o seminário será realizado nas cidades de Lages (2/8), Itajaí (8/8), Joinville (9/8), Rio do Sul (15/8), Chapecó (22/8) e Tubarão (30/8). As empresas certificadas e vencedoras do troféu Responsabilidade Social - Destaques SC 2013 serão conhecidas no dia 4 de dezembro.

Projetos de destaque na região Sul
Durante o seminário, duas organizações da região Sul do estado certificadas em 2012 - uma empresa privada e uma entidade sem fins lucrativos - foram convidadas a apresentar seus cases.

Pela Librelato S.A, a engenheira ambiental Daiana Teixeira destacou dois projetos: Amigos da Comunidade e Lussa Librelato. No primeiro, de cunho socioambiental e voltado à comunidade e às escolas onde a Librelato possui unidades (Orleans, Capivari de Bairo, Içara e Criciúma), são desenvolvidas atividades como o plantio de árvores, distribuição de kits ambientais, campanha de arrecadação de garrafas pet, doação de mudas de árvores e lixeiras de coleta seletiva, além de campanhas de arrecadação de calçados e roupas para comunidades carentes e de doação de medula óssea.

Já o Programa Lussa Librelato, de formação profissional, em 2012 disponibilizou mais de 60 mil horas de treinamentos e 200 cursos aos colaboradores da empresa e à comunidade em geral. "Ao final dos cursos, aproximadamente 90% dos participantes acabam contratados pela própria empresa", disse Daiana, que destacou a certificação em Responsabilidade Social como uma forma de reconhecimento à equipe envolvida.

Shirley M. Monteiro, por sua vez, apresentou as ações desenvolvidas pela Associação Beneficente Abadeus, também voltadas à capacitação profissional e educação ambiental. Somente no último ano, disse a diretora-executiva da entidade, foram atendidas 4 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social em Criciúma e região, sendo oferecidos serviços como educação infantil, conscientização ambiental, aulas de música, inclusão digital e capacitação profissional a jovens e adultos com encaminhamento ao primeiro emprego. "Só assistência social não resolve, é preciso que haja inclusão social de fato. Por isso, ajudamos estas pessoas a sair da condição de pobreza em que se encontram, possibilitando ainda que possam gerenciar suas vidas como cidadãos".

Reconhecimento em duas modalidades
Instituído pela Lei nº 12.918 de 2004, o reconhecimento em responsabilidade social acontece em duas modalidades: o certificado, a todas as empresas privadas e entidades sem fins lucrativos que atingirem em seu balanço social a pontuação mínima em relação aos indicadores, e o troféu, destinado às seis empresas privadas certificadas que apresentarem o melhor nível de desempenho nos segmentos da indústria e comércio, serviços e turismo, divididas em três categorias: micros, médias e grandes empresas.

As avaliações serão feitas por uma comissão mista, composta por representantes do Legislativo Estadual e de diversas entidades apoiadoras. Entre elas a Facisc, Fecomércio, Fiesc, Sebrae, Fampesc, Fatma, Federação dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Fhoresc), Observatório Social de Florianópolis (OSF), Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc) , Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Para concorrer à certificação e ao prêmio, os balanços sociais devem exibir dados financeiros e patrimoniais, bem como demonstrar o cumprimento das cláusulas sociais, a participação dos empregados nos lucros e as possibilidades de desenvolvimento social e pessoal, além da interação das empresas e entidades com a comunidade e o meio ambiente.

As inscrições permanecem abertas até o dia 30 de setembro e podem ser feitas por meio do site www.alesc.sc.gov.br/responsabilidadesocial.

Alexandre Back
Agência AL