Histórias que transformam o mundo merecem ser reconhecidas.

Assembleia realiza 1º seminário de Certificação de Responsabilidade Social

25/07/2013 18:22 - Vítor Santos

O Poder Legislativo realizou na tarde desta quinta-feira (25), no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, o 1º Seminário de Certificação de Responsabilidade Social, com o objetivo de divulgar a inclusão de ações sociais e ambientais responsáveis nos balanços das entidades e empresas catarinenses.

O presidente da Assembleia, deputado Joares Ponticelli (PP), agradeceu a presença das entidades parceiras e observou que a participação delas dá credibilidade e competência técnica à certificação e à concessão do prêmio Destaque SC. “Vamos transformar este prêmio em um dos maiores do país no reconhecimento, valorização e estímulo ao compromisso ambiental e social das empresas e entidades”, garantiu Ponticelli.

Durante o seminário, a assessoria da Comissão de Certificação lembrou que, para concorrer à certificação e ao prêmio, os balanços sociais devem exibir dados financeiros e patrimoniais, bem como demonstrar o cumprimento das cláusulas sociais, a participação dos empregados nos lucros e as possibilidades de desenvolvimento social e pessoal, além da interação das empresas e entidades com a comunidade e o meio ambiente.

Empresas e entidades premiadas em 2012
De acordo com o diretor da Liderança Serviços de Limpeza e Conservação, Sérgio Piazza, a empresa é uma “grande família, que cultiva o convívio humano como valor essencial”. O diretor listou alguns bons hábitos adotados, como a impressão frente/verso, arquivamento em PDF, o desligamento de luzes e monitores de computadores, substituição dos copos plásticos por xícaras e instalação de coletor de pilhas.

No caso do balanço social, Piazza afirmou que a gestão da Liderança vai além das fronteiras trabalhistas, preocupando-se com o bem-estar dos colaboradores e das comunidades nas quais a empresa está presente. Piazza destacou o projeto “De olhos para o futuro”, implantado em parceria com a Associação Catarinense para a Integração do Cego (Acic). “O projeto contribuiu de forma direta com a Oficina de Reciclagem da Acic, através da doação de materiais recicláveis”.

Já segundo o diretor do Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICon), Anderson Giovane da Silva, o instituto atua na articulação de empresas que têm interesse em contribuir com o desenvolvimento comunitário e com aquelas que já contribuem socialmente. Atualmente o ICon atua em quatro áreas: investimento social privado, conhecimento e participação cidadã, inovação social e o fortalecimento de organizações sociais.

Participação no seminário
Prestigiaram o seminário representantes da Facisc, Fecomércio, Fiesc, Sebrae, Fampesc, Fatma, Federação dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Fhoresc), Observatório Social de Florianópolis (OSF), Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc) , ConselhoEstadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC), além da vereadora de Urubici, Marisa Costa e Maria AntoniaVerlong, da Associação Brasileira dos Portadores de Câncer (AMUCC).

Premiação
A terceira edição do Prêmio e Certificação de Responsabilidade Social – Destaques 2013 está com inscrições abertas até 30 de setembro. A premiação é voltada a organizações que tenham a responsabilidade social incluída em suas políticas de gestão e reconhecer os esforços conjuntos em prol de uma sociedade mais justa e humana voltada para o desenvolvimento socioambiental.

Mais informações no site www.alesc.sc.gov.br/responsabilidadesocial, ou através dos e-mails rsocial@alesc.sc.gov.br e comissaorsocial@gmail.com.

Mais seminários
O seminário em Florianópolis abriu uma série de oito encontros sobre a Certificação de Responsabilidade Social. As cidades de Criciúma, Lages, Itajaí, Joinville, Rio do Sul, Chapecó e Tubarão também vão receber o seminário. Confira as datas e locais:

1º/8 CRICIÚMA - Auditório da Câmara Municipal -Rua Coronel Pedro Benedet, 488
2/8 LAGES - Auditório da Câmara Municipal - Rua Otacílio Vieira da Costa, 280
8/8 ITAJAÍ - Auditório da Câmara Municipal - Avenida Ver. Abrahão Francisco, 3825
9/8 JOINVILLE - Auditório da Câmara Municipal - Avenida Hermann August Lepper, 1100
15/8 RIO DO SUL - Auditório da Câmara Municipal - Praça 25 de Julho, 01
22/8 CHAPECÓ - Auditório da Câmara Municipal - Rua Marechal Bormann, 320-E
30/8 TUBARÃO - Auditório da Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna) - Rua Rio Branco, 67