Certificação e Troféu Responsabilidade Social.

Histórias que transformam o mundo merecem ser reconhecidas.

Notícias

Comissão de Certificação Social visita Associação de Portadores de Câncer

12/07/2013 18:04 - Vitor Santos/Ludmilla Gadotti - Agência AL

Membros da Comissão Mista de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa visitaram na tarde desta sexta-feira (12) a sede da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amucc), em Florianópolis, para divulgar a 3ª edição do Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC e do Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina. “O objetivo é estimular as entidades parcerias da Amucc a se inscreverem na campanha”, afirmou Neroci Raupp, presidente da Comissão.

A Associação Brasileira de Portadores de Câncer
A Amucc é a entidade interlocutora dos portadores de câncer junto ao Ministério da Saúde e já atua em parceria com o Poder Legislativo barriga verde, principalmente com a Comissão de Saúde e a Bancada Feminina. A entidade tem cerca de 70 colaboradores que voluntariamente prestam serviços, com ênfase em fazer valer os direitos das pessoas com câncer. “Nem todos morrem. Quem sobrevive ajuda na luta pelos direitos daqueles que são diagnosticados com câncer”, declarou Leoni Margarida Simm, presidente da Amucc.

De acordo com Leoni, a luta da Amucc é pela qualidade e tempo certo do acesso à informação, da detecção precoce e do tratamento, além da aferição dos equipamentos e excelência dos profissionais de saúde. A presidente da Amucc explicou que 50% dos diagnósticos de câncer de mama acontecem quando a doença está em estágio avançado, enquanto que 95% dos tumores de mama detectados em fase inicial são passiveis de cura.

A presidente da Amucc denunciou que o grande gargalo está no diagnóstico, atualmente realizado em oito ou nove meses. “Falta de equipamentos ou de profissionais não é problema nosso, é do governo, ele que tem de resolver isso”, declarou Leoni, acrescentando que no caso do câncer, “o tempo corre contra”.

O Certificado de Responsabilidade Social
A Assembleia Legislativa, com base na Lei nº 12.918/04, instituiu em 2011 o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC. O objetivo é premiar anualmente entidades sem fins econômicos e empresas com atuação destacada no setor social.

A participação é aberta às organizações que tenham a responsabilidade social incluída em suas políticas de gestão, com ações que promovam o bem-estar da sociedade e a preservação ambiental.

Inscrições
As empresas e entidades interessadas em participar da edição 2013 da Certificação de Responsabilidade Social de Santa Catarina e do Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC devem fazer sua inscrição no site www.alesc.sc.gov.br/responsabilidadesocial até o dia 30 de setembro.No endereço eletrônico estão disponibilizados modelos e instruções para preenchimento, além do regulamento da premiação e de respostas às dúvidas mais frequentes.

Voltar