Certificação e Troféu Responsabilidade Social.

Um reconhecimento a quem enxerga na sociedade seu bem mais valioso.

Atuação socioambiental ganha destaque entre empresas

12/07/2012 14:51 - Alexandre Back

Atuação socioambiental ganha destaque entre empresas
Representantes de empresas e de entidades civis reuniram-se na manhã desta quinta-feira (12) na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC), em Florianópolis, para ouvir a importância da promoção de ações que valorizem o bem-estar da sociedade e a preservação ambiental. O evento, promovido pela Assembleia Legislativa, com o apoio de 10 entidades parceiras, tem por objetivo promover a Certificação de Responsabilidade Social e o Troféu Destaque SC para o ano de 2012.
Na segunda edição, a premiação é uma forma de reconhecer as organizações que tenham a responsabilidade social incluída em suas políticas de gestão. O projeto está previsto no planejamento estratégico do Parlamento catarinense, que oferece apoio ao trabalho de uma comissão mista, formada por técnicos das entidades envolvidas na escolha das empresas e entidades que serão certificadas.
Segundo a assessora da comissão, Elizangela Schappo, a edição deste ano passou a incluir entre os critérios para inscrição ações em prol do meio ambiente. “No ano passado tivemos 55 inscrições. Ainda estamos apenas na metade do processo seletivo deste ano e já registramos mais de 50 interessados”, disse.
Para a vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRC/SC, Raquel Souto, a certificação agrega valor às empresas participantes, que têm a oportunidade de divulgar suas ações em prol da sociedade. “A maioria delas já tem a preocupação social e ambiental inserida em seus negócios, mas não demonstram. Com a certificação, clientes e fornecedores passam a olhar a empresa com outros olhos”, disse.

Inscrições abertas
Além da Assembleia, a certificação tem o apoio da Fiesc, Fampesc, Fecomércio, Sebrae, Fatma, Observatório Social de Florianópolis (OSF), Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc), Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC) e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede).
As inscrições estão abertas até 31 de agosto e podem ser feitas no site www.alesc.sc.gov.br/responsabilidadescial. O certificado será atribuído a todos que apresentarem o balanço social e atingirem a pontuação mínima. Já o troféu será concedido a seis empresas privadas, da indústria, comércio, serviços e turismo, divididas em três categorias: micros, médias e grandes empresas. (Alexandre Back)