Um reconhecimento a quem enxerga na sociedade seu bem mais valioso.

Anunciadas empresas ganhadoras do prêmio de Responsabilidade Social

20/11/2012 18:38 - Michelle Dias

As empresas vencedoras e as entidades certificadas pelo prêmio de Responsabilidade Social 2012 – Destaque SC – foram anunciadas na tarde desta terça-feira (20), pelo diretor geral da Assembleia Legislativa, Carlos Alberto de Lima Souza.
Seis empresas ficaram entre as que preencheram os requisitos com maior precisão e receberão o troféu no dia 5 de dezembro em sessão solene na Assembleia Legislativa. Escolhidas por porte e segmento, as indústrias Celulose Irani S/A, de Joaçaba, e a Tractebel Energia S/A, de Florianópolis, foram as vencedoras de grande porte. Também de grande porte, no setor Comércio/Serviço/Turismo, a Sulcatarinense Mineração, Artefatos de Cimento, Britagem e Construções Ltda, de Biguaçu, foi a escolhida.
No segmento indústria de médio porte, a Pré-Vale e Pré-moldados de Concreto Ltda, de Biguaçu, receberá o troféu de Responsabilidade Social. Já no setor Comércio/Serviço/Turismo, a Nexxera Tecnologia e Serviços S/A, de Florianópolis, foi a premiada. No mesmo setor, mas de pequeno porte, o Instituto de Pesquisas Químicas S/S (IP), de Joinville, receberá o prêmio.
O prêmio, que está na segunda edição, contou com a inscrição de 21 empresas e 64 entidades. Destas, foram certificadas 16 e 34, respectivamente. Não houve inscritos no setor indústria de pequeno porte.
De acordo com Raquel Souto, vice-presidente da Comissão Mista de Responsabilidade Social e representante do Conselho Regional de Contabilidade, este é o terceiro ano que a comissão se reúne, semanalmente, para realizar um trabalho voluntário e estudar a participação social das empresas junto à comunidade. “O nosso objetivo é estimular e prestigiar as empresas que têm esta responsabilidade. O final desta etapa e a entrega do prêmio nos dão uma satisfação do dever cumprido e de vermos a preocupação das empresas e entidades em contribuir com a melhoria da sociedade”.
Renato da Silva Barcellos, gerente de Planejamento da Fecomércio, afirma que as entidades participantes da comissão reconhecem a iniciativa da Assembleia Legislativa de destacar as empresas que não estão somente preocupadas com sua manutenção econômica, mas também com o desenvolvimento sustentável, de maneira geral, da sociedade.
Para Hermes Tomedi, superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI), apoiar as ações de responsabilidade social inseridas no planejamento estratégico das empresas é muito importante para que elas continuem cultivando este valor e sirvam de exemplo para outras empresas.
Jeferson Dahmer, representante do Observatório Social, declara ser importante conhecer o lado das empresas em relação à transparência, assim como se cobra do governo. “É estimulante conhecer o que as empresas têm contribuído para a gestão na comunidade”.

O que é o prêmio
A certificação foi criada pela Lei Nº 12.918, de 23 de janeiro de 2004, e instituída em 2011. O objetivo é conceder a distinção anualmente a empresas e entidades sem fins econômicos com atuação de destaque no setor social. A participação é aberta às organizações que tenham a responsabilidade social incluída em suas políticas de gestão, com ações que promovam o bem-estar da sociedade e a preservação ambiental.

Como funciona
Os concorrentes são avaliados por intermédio de seus Balanços Sociais. Entre os itens considerados estão a participação dos empregados nos resultados econômicos, as possibilidades de desenvolvimento oferecidas, o nível de interação com a comunidade e o cuidado com o meio ambiente.
São concedidas duas modalidades de reconhecimento: Certificado de Responsabilidade Social e Troféu Responsabilidade Social. O certificado é conferido a empresas privadas de pequeno, médio e grande porte e entidades com fins não-econômicos que apresentarem, em seu balanço social, a pontuação mínima em relação aos indicadores. O troféu será oferecido às empresas privadas certificadas, de acordo com seu porte e segmento de atuação, que apresentarem o melhor nível de desempenho em termos de responsabilidade social, sendo classificadas segundo indicadores previstos.

Parcerias
Além da Assembleia, a certificação tem o apoio da Fiesc, Fampesc, Fecomércio, Sebrae, Fatma, Observatório Social de Florianópolis (OSF), Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc), Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede).